terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ministério libera R$ 3,9 milhões para operação carro-pipa no RN

 
O Ministério da Integração Nacional autorizou nesta segunda-feira (14) o repasse de R$ 3.953.999,20 ao estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda, o valor será utilizado em ações da operação Carro-Pipa no estado.

De acordo com a portaria, os recursos devem ser totalmente empenhados em ações da operação, com objetivo de fornecer água potável a população de regiões atingidas pela seca e pela estiagem.

A portaria também estabelece um prazo de execução das ações de 180 dias a partir da publicação da portaria. Uma prestação de contas ainda será apresentada no prazo de 30 dias a partir do término do prazo.

Seca no RN
 
De acordo com a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), o RN passa pela pior seca dos últimos 100 anos.

Segundo os dados mais recentes fornecidos pela Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), 17 municípios do estado estão em colapso no abastecimento. São eles: Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador e Martins. Outras 74 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio.

Expedição
 
Para ver de perto os efeitos da estiagem no interior potiguar, equipes do G1 e da Inter TV Cabugi percorreram 1.400 quilômetros durante cinco dias no mês de setembro. Apenas 14 cidades estavam em colapso de abastecimento na época.

Ao todo, foram visitadas 19 cidades nas regiões Seridó e Oeste do estado– áreas que mais sofrem com a escassez. Nossa equipe de reportagem percorreu as cidades de Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel, Tenente Ananias, Apodi, Caicó, Itajá, Jucurutu, Lucrécia, Parelhas, Pau dos Ferros e São Rafael.

Além das reportagens especiais que podem ser conferidas no menu ao lado, uma galeria de fotos foi criada a partir dos registros feitos durante a expedição. Confira as fotos clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário